25/05/2009

A RESPONSABILIDADE DE ENSINAR!!!!


PORQUE DEVO ME PREPARAR PARA ENSINAR

O tema proposto sugere uma auto-reflexão. Uma peregrinação pelos princípios e motivações que regem o ato de ensinar em busca de uma reposta satisfatória para a pergunta: “Porque devo me preparar para o ensino?”. Não uma resposta simplista e sim uma que nos ajude a ter uma nova senão uma renovada perspectiva da sublime missão de ensinar, bem como nos leve ao comprometimento pela busca da excelência no exercício deste ministério. Para isto vamos responder outras perguntas como quem lança os alicerces de uma construção: Por que sou professor?; Qual o meu objetivo ao ensinar?; Como tenho administrado meus dons e habilidades?; O que tem a ver minha vida com meu ensino?; Quem é meu aluno?.
Feitas essas reflexões, entenderemos a importância do preparo multifacetado para o exercício da docência.
I. Devo me preparar porque fui comissionado para o ensino.
a. Natureza do chamado
· Universal
“Ide, portanto, fazei discípulos...” Mateus 28:19
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça.” João 15:16
· Vocacional
“Temos diferentes dons, segundo a graça que nos é dada [...] se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12:6,7
· A convicção que faz a diferença
· Ser X Ficar

Reflexão: Porque sou professor?
Porque estava perto da porta no dia em que faltou um professor. Porque o pastor me designou. Porque quero ter um cargo na igreja. Porque tenho o ministério do ensino

II. Devo me preparar pelo objetivo singular do Ensino Cristão.
a. Ensino Secular X Ensino Cristão
· Transcendência – I Co. 2:6-16 (superioridade, espiritualidade, revelação)
· Vital – Jo 6:63; II Co. 3:5-6
· Legado – Sl. 78:3-7
· Construção – Ef. 2:20-22
· Semeadura – Mt 13: 23

Reflexão: Qual o meu objetivo ao ensinar?

III. Devo me preparar porque o ensino é um processo interpessoal.
· Relacionamento professor X aluno
· Empatia
· Conhecimento do aluno. (Características pessoais e da faixa- etária)

Reflexão: O que conheço do meu aluno?

IV. Devo me preparar porque sou o “segundo livro-texto”.

· Carta aberta (exemplo). II Cor 4:2
· Crescimento pessoal (espiritual – intelectual) I Tm. 4:13
· Desenvolvimento dos dons e habilidades. Mt. 25:15-16

Reflexão: Qual o último livro que li? Qual livro da Bíblia que estou lendo?

V. Devo me preparar porque o processo de ensino – aprendizagem é dinâmico.
· Conhecimento do processo (princípios de ensino e aprendizagem)
· Métodos criativos de ensino.
· Formação continuada
· Busca da excelência.
“A transpiração lubrifica a inspiração”

Reflexão: Minhas aulas são atraentes ou desmotivadas?Em que posso melhorar?

“Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que a muito ensinam a justiça refulgiram como as estrelas sempre e eternamente.” Daniel 12:3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AYRES, Antonio Tadeu. Como tornar o ensino eficaz. Rio de Janeiro: ed. CPAD, 1994
Bíblia de Referência Thompsom. Florida: ed. Vida, 1994
DORNAS, Lécio. Socorro! Sou Professor da Escola Dominical. São Paulo: ed.
Hagnos, 2002
EEDUC – Apostila. Itajaí; CIADESCP, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: ed. Paz e Terra, 2000
GUIMARÃES, Claudia. Pastoreando as crianças desta geração. São Paulo: ed. Vida, 2005
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Belo Horizonte:ed.Betânia,1991
LEFEVER, Marlene D. Estilo de aprendizagem. Rio de Janeiro: ed. CPAD, 2002
LEFEVER, Marlene D. Métodos Criativos de Ensino. Rio de Janeiro: ed. CPAD, 2002
SPURGEON, C.H. Pescadores de Crianças. São Paulo: ed. Shedd, 2004
SOETHE, Maria Aparecida Campigotto. ENCOEBD – Apostila. Joinville; Igreja Evangélica Assembléia de Deus, 2006




* Conteúdo ministrado pela Professora Sonara da Silva Freitas Pereira, no 8º Encontro de Líderes Infantis, Junho de 2007.

Nenhum comentário: